free web templates

Notícias

Carvão mineral é fonte de energia, postos de trabalho e renda

Cliente: Ferrovia Tereza Cristina

 

O carvão mineral é uma matéria prima nacional responsável pela geração de energia elétrica para abastecer casas, prédios, indústrias e iluminação pública, entre outros. A cadeira produtiva do carvão mineral é responsável pela geração de 7,2 mil postos de trabalho diretos e tem injetado R$ 700 milhões/ano na economia da região Sul de Santa Catarina, decorrente de pagamentos de salários, transporte e fornecedores.

Na ponta desta cadeia produtiva de geração de energia está o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, da Engie Brasil, em Capivari de Baixo, produzindo, em média, 220 MW/mês de energia. A produção do mineral é realizada por meio da extração em minas de carvão e seu transporte até a Jorge Lacerda é realizado pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC). É uma atividade perfeitamente sincronizada, à medida que diariamente comboios de trens transportam o mineral, com toda a cadeia produtiva seguindo rigorosas normas técnicas de segurança e cuidados ambientais.

Por estudos desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para cada emprego gerado na cadeia produtiva do carvão mineral ajusta-se um fator multiplicativo por três, chegando ao cálculo de 29 postos indiretos de trabalho. Com base nestes números, e multiplicando-se por quatro, estimativas chegam a 100 mil pessoas beneficiadas com esta atividade.

Minas de Carvão

As minas de carvão da região carbonífera de Santa Catarina, onde é extraído o mineral que abastece Jorge Lacerda, são minas de subsolo localizadas nos municípios de Treviso, Lauro Muller e Içara. De acordo com informações do Diretor Técnico do Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), engenheiro Márcio Zanuz, atualmente são gerados uma média de 3 mil postos de trabalho diretos nas minas de carvão, com uma produção média de 2,4 mil toneladas/ano do mineral.  Atividade centenária na região, além da eletricidade, o carvão mineral também está presente no cimento para construção civil, além de inúmeros outros usos que vem sendo desenvolvidos por meio de pesquisas em centros tecnológicos.

Ferrovia Tereza Cristina

A Ferrovia Tereza Cristina (FTC) foi privatizada em 1997, tendo suas origens na Estrada de Ferro Dona Thereza Cristina, na época do Império no Brasil. Tem o compromisso de transportar o carvão mineral, produzido no Sul do Estado de Santa Catarina com destino ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (Engie), em Capivari de Baixo, para geração de energia elétrica, e o transporte de cargas em contêineres, para o Porto de Imbituba. Com uma frota, em operação, composta de 11 locomotivas e 250 vagões, a FTC percorre 164 quilômetros de malha ferroviária da região de Criciúma à Imbituba, com ramais até Siderópolis, Forquilhinha, Urussanga e Tubarão, no Sul do Estado, contribuindo para o desenvolvimento dos 14 municípios onde está inserida.

Jorge Lacerda

O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda é formado por três usinas térmicas a carvão mineral, com potência total de 853MW. Foi concebido pelo Governo Federal na década de 1960, para utilização do carvão mineral da região sul de Santa Catarina e proporcionar ao sistema elétrico uma reserva estratégica, principalmente em períodos de escassez de chuvas.

 

 

Outras Notícias

Dia Mundial da Água comemora eficiência hídrica em Tubarão

FTC comemora 21 anos de história e desenvolvimento

Porcada Summer atrai milhares de pessoas à Laguna

Ser ferroviário é estar na linha de frente para manter o país nos trilhos

Compartilhe nas redes sociais

Endereço
Edifício Satto IV - Sala 301
R. Aldomar Cardoso, nº 64
Passagem - Tubarão - SC
CEP 88705-601

Contatos
Email: contato@plantaoassessoria.com.br 
Telefone: (48) 3626-6303
Whatsapp: (48) 99955-5660

Nossos Sites
Comunicação
Eventos