free web templates

Notícias

Dia Mundial da Água é comemorado com reflexões sobre a qualidade dos recursos hídricos

Cliente: Tubarão Saneamento

 

Neste Dia Mundial da Água (22), a Tubarão Saneamento traz um alerta sobre a poluição hídrica, que afeta toda a humanidade. A água é uma das maiores fontes de vida existente no planeta Terra e, apesar disso, a qualidade é resultado da atividade humana, seja ela doméstica ou comercial, agrícola ou industrial.

 

A humanidade utilizou e continua utilizando esse bem finito, sem o qual a sociedade jamais sobreviveria, de forma banal, sem pensar nas consequências. Por outro lado, quase 35 milhões de pessoas, no país, já precisam se adaptar a uma vida sem água de qualidade nas torneiras de casa.

 

No Sul, o índice de atendimento total de água é de 90,19%. Em Tubarão, 100% das unidades consumidoras da área urbana têm acesso à água tratada de qualidade, pronta para o consumo. Para se ter uma ideia do custo e benefício, a cada R$ 7 reais pagos para a água encanada, podem ser consumidos mais de 2 mil litros de água tratada, ou seja, mais de 100 garrafões de 20 litros.

 

“Mesmo diante da boa qualidade da água entregue na nossa região, não podemos fechar os olhos para os problemas que nós, seres humanos, causamos ao meio ambiente. Com o crescimento das cidades e o desenvolvimento populacional, precisamos mudar hábitos e valorizar o cuidado com esse bem tão precioso”, explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Matos.

 

O despejo de efluentes não tratados, trazidos de esgotos e levados a rios, ao mar e aos córregos, por exemplo, gera um completo desequilíbrio ambiental. Isso porque, além de afetar todo o ecossistema, altera também todo o processo natural dos seres vivos, devido às substâncias químicas despejadas, que podem levar a morte de animais e plantas.

 

Essa má utilização dos recursos hídricos, além de trazer esses prejuízos à sociedade como um todo, acaba, consequentemente, ocasionando o surgimento de diversas doenças, tais como febre tifoide, cólera, hepatite A, entre outras e, consequentemente, ocasiona diversas mortes por ano, segundo os dados levantados pela OMS.

 

Com o intuito de dirimir os males causados pela poluição hídrica, o relatório “Sick Water” traz à tona estatísticas gritantes, como por exemplo, que dois milhões de toneladas de esgoto, bem como resíduos industriais e agrícolas são descarregados em cursos de água do mundo.

 

Uma série de medidas podem amenizar esse quadro, entre elas proteger as áreas de terra úmida, que agem como filtros naturais do esgoto; usar os dejetos dos animais como fertilizante, ao invés de despejá-los na água; adotar sistemas de reciclagem de água; investir em projetos para o tratamento de esgoto, entre outros.

 

O relatório conclui ainda que o principal desafio para a manutenção da qualidade das águas ou a reversão de mananciais de situação crítica sem dúvidas é a proibição de lançamento de carga orgânica, ou seja, esgotos, nos mananciais. Para reverter esse quadro são necessários investimentos em ampliações do sistema de coleta de esgotos, em Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), ou no aumento de sua eficiência.

 

“A poluição dos sistemas hídricos é um problema de toda sociedade. E se cada um de nós pretende ter água potável que possa ser consumida no futuro, deve acima de tudo rever suas atividades, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais, pois todas possuem implicações que acabam diretamente ou indiretamente degradando os mananciais hídricos disponíveis”, ressalta Marcelo Matos.

 

Em alinhamento às orientações repassadas pelas autoridades de saúde e com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19, todas as atividades programadas em alusão a data ficam suspensas até novas orientações.

 

A Tubarão Saneamento informa que está empenhada em manter os serviços de saneamento no município, seguindo as orientações de cuidados. As equipes de atendimento, por exemplo, estão disponíveis, em horário comercial, no WhatsApp (48) 99168-5827 e 24h por dia, pelos telefones 0800 648 9596 e 48 3052-7400. No nosso canal de serviços online, www.tubaraosaneamento.com.br, os clientes podem emitir a segunda via da fatura e outros serviços, sem precisar sair de casa.

 

 

Outras Notícias

Empresas se reinventam para atender necessidades de consumo

Ser ferroviário é estar na linha de frente para manter o país nos trilhos

O carvão mineral é muito importante no seu carro

Comunidades comemoram a inauguração da Praça ETE Figueira

Compartilhe nas redes sociais

Endereço
Edifício Satto IV - Sala 301
R. Aldomar Cardoso, nº 64
Passagem - Tubarão - SC
CEP 88705-601

Contatos
Email: contato@plantaoassessoria.com.br 
Telefone: (48) 3626-6303
Whatsapp: (48) 99955-5660

Nossos Sites
Comunicação
Eventos