free web templates

Notícias

O saneamento básico impacta os índices de educação do país

Cliente: Tubarão Saneamento

 

Com a volta às aulas, assuntos como a qualidade da educação no país voltam a entrar em destaque. Um setor educacional bem desenvolvido é indispensável para a sociedade e para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Apesar de muitas pessoas considerarem o sistema de ensino brasileiro precário, a maioria não está ciente de que uma série de fatores contribui para isso, e um deles é o saneamento.

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei Nº 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.    

Segundo o diretor da Tubarão Saneamento, concessionária dos serviços públicos de água e esgoto de Tubarão, de acordo com pesquisas é possível notar uma grande diferença entre os anos de escolaridade daqueles que possuem acesso aos serviços de saneamento básico e os que não possuem. "Essa diferença acaba respingando em outras áreas como a economia, por exemplo. Resultando em uma perda de produtividade e remuneração de gerações futuras", explica Wagner Souza.

Conforme o estudo, realizado pelo Instituto Trata Brasil, apenas o prejuízo desse atraso escolar causado pela falta de saneamento alcançou R$ 16,6 bilhões em 2015. A ausência de água tratada e de esgotamento sanitário está diretamente ligada ao rendimento dos alunos, pois resultam em doenças como infecções gastrointestinais, provocando sintomas como diarreia e vômito. O estudo situa também que caso o acesso ao saneamento fosse universal, a redução do atraso escolar seria de 6,8%, o que impactaria a média de escolaridade do Brasil.

Além disso, em 2017, a escolaridade (em anos de educação formal) de pessoas que possuíam acesso ao saneamento em Santa Catarina foi de 9,82, enquanto a de pessoas que não possuíam foi de 5,86. "Essa disparidade demonstra que o saneamento possui grande influência no aproveitamento escolar, ou seja, um bom sistema de saneamento beneficia a sociedade de diversas maneiras", completa Wagner.

No município de Tubarão, todas as residências da área urbana são atendidas com água tratada. Já o sistema de coleta e tratamento de esgoto segue em fase de implantação e cerca de 12% da área urbana do município já pode contar com o serviço. Para mais informações. entre em contato com a Tubarão Saneamento pelos telefones: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, via WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site: www.tubaraosaneamento.com.br.

 

 

Outras Notícias

O carvão mineral é muito importante nas plantações

Comprometimento e valor evidenciam a profissão Ferroviária

Iniciativa reúne voluntários e retira toneladas de lixo do Rio da Madre

Serviço de esgoto em Tubarão chega para mais 618 famílias no primeiro mês do ano

Compartilhe nas redes sociais

Endereço
Edifício Satto IV - Sala 301
R. Aldomar Cardoso, nº 64
Passagem - Tubarão - SC
CEP 88705-601

Contatos
Email: contato@plantaoassessoria.com.br 
Telefone: (48) 3626-6303
Whatsapp: (48) 99955-5660

Nossos Sites
Comunicação
Eventos